Em primeiro mandato, com base forte na Câmara de Vereadores, a prefeita Carina Nath é nome certo e vai em busca da reeleição. Outro nome que também deve entrar na disputa é o do vice-prefeito Adriano de Oliveira, que trocou de partido para disputar o cargo mais alto no Palácio das Rosas.
O Partido Progressistas tem a situação mais clara até então. Ao que tudo indica, a sigla deve seguir com Carina Nath na tentativa de reeleição. A atual também vai ter o apoio do PL. O anúncio foi feito por Jeferson Pinheiro, secretário da Indústria, Comércio e Tecnologia na cidade e presidente da sigla na cidade.
O “sonho” do PT de Sapiranga para 2024, sem dúvida, era Nelson Spolaor, que já foi prefeito no município entre 2007 e 2012. Já anunciado como pré-candidato em São Leopoldo, Spolaor abre espaço para a vereadora Rita Della Giustina concorrer ao cargo.
O vice-prefeito de Sapiranga, Adriano Oliveira, que há pouco tempo rompeu com a prefeita Carina Nath por conta de divergências, se filiou ao PSD. Desta forma, ele deve ser pré-candidato à prefeitura pelo novo partido e disputar a principal posição no executivo sapiranguense.
Um nome forte e já conhecido do povo de Sapiranga deve ser a aposta do União Brasil: Corinha Molling. Corinha foi prefeita entre 2013 e 2020.
O primeiro turno das eleições acontece em 6 de outubro. Com essa data marcada, aqueles que ocupam cargos nas prefeituras, e querem lançar pré-candidaturas, devem ficar atentos aos prazos de desligamento das suas funções.
Quem for concorrer ao executivo (prefeito e vice), têm até 6 de junho para se desligar de secretarias municipais, presidência da autarquia ou qualquer atividade ordenadora de maiores despesas da prefeitura. Quem vai concorrer ao legislativo, teve até 6 de abril para sair de tais funções.
Por mais que alguns nomes já estejam alinhados com o partido para a disputa do cargo máximo na Prefeitura de Sapiranga, ainda devem ser tratados como pré-candidatos. As candidaturas só serão lançadas oficialmente entre 5 e 15 de agosto.
Com os nomes registrados pelos partidos na Justiça Eleitoral, no dia 16 tem início, de fato, o período de propaganda eleitoral. Em Sapiranga não há possibilidade de segundo turno por conta do município não ter mais de 200 mil eleitores. O mais votado em 6 de outubro assume o cargo de janeiro de 2025 até dezembro de 2028.
Editor Site Vale dos Sino. org